Ginásio Musical

Um Ginásio Musical perto de ti!

Uma nova forma de fazer música.
Criativa, interdisciplinar e espontânea.
A surgir um pouco por todo o país.

Activos (verde) . na calha (amarelo) e pedidos (vermelho):

Ver Ginásios Musicais num mapa maior

Pedido/registo de interesse de um Ginásio Musical perto de tí:
Preenche o formulário e entrarei em contacto contigo.
 

Num Ginásio Musical podes:
  • Praticar e desenvolver os teus super poderes musicais de forma regular.
  • Criar jogos musicais e performativos para as tuas necessidades profissionais ou sociais.
  • Sugerir novos caminhos de exploração e desenvolvimento.

FAQS

Para que servem os Ginásios Musicais ?
Todos nascem músicos até os que se dedicam à prática musical, acontece que por razões culturais existe a ideias que só os que a praticam é que são músicos. Há que mudar este paradigma promovendo a experimentação de novas formas de fazer música. O Jogo é a forma mais eficaz que conheço para o fazer, não um jogo mas dezenas de jogos cada um com o seu leque de ação. com o jogo os participantes e a música ganham flexibilidade. O jogo promove a liberdade e autonomia pela sua capacidade de distribuir a liderança por todos os jogadores. Alem disso promove também um olhar de "gestalt" (vista geral) sobre todas as práticas musicais e estimula o gosto pela experimentação e descoberta de inovadoras formas de fazer música.

Existem muitas formas de fazer e ensinar música, mas se considerarmos que cada jogo tem as suas próprias regras, contexto e imaginário, cada jogo musical é em si um estilo musical, este oferece aos seus utilizadores e criadores uma perspetiva muito mais ampla mesmo sem ser necessário conhecer tudo. O fundamentar é ter curiosidade e coragem para experimentar sistematicamente as ideias. Não falo só de formas de composição mas também e principalmente de técnicas lúdicas para encontrar uma nova sociologia musical.

O Jogo Aberto tem se mostrado um projecto capaz de provocar esse efeito de abertura para coisas nunca antes pensadas e já disponibiliza, em contextos diversos, horas de aprendizagem e desenvolvimento pessoal de forma lúdica e descontraida.

O que são super poderes musicais?
A liberdade, a flexibilidade, a imaginação, a memória, o sincronismo, a reação, a noção rítmica, harmónica e de estrutura, são só alguns dos muitos aspectos que a prática musical exige, e que de forma lúdica e informal todos passam a ter acesso facilitado através de jogos de improvisação e composição instantânea.

Porquê fazer música com jogos?
Imaginário, pedagogia e sociedade. Assim como o uso de jogos, com o intuito de aprender e desenvolver capacidades é gerador de interdisciplinaridade e socialização construtiva, o jogo musical usa o som e a música como matéria para modelar sensibilidades, linguagens, lógicas, ideias, paradoxos e muitas outras coisas importantes nos dias de hoje como a flexibilidade, poder de adaptação e capacidade para criar em grupo alternativas geradoras de mudança, entusiasmo e  pro-actividade. Estes são os princípios também do Fónix, criar e disponibilizar ferramentas para uma cultura melhor baseada na criatividade, na liberdade de expressão e na cooperação.
grupos de interessados em continuar a desenvolver Desenvolve os super poderes musicais. Cruzando conceitos transdisciplinares através de jogos musicais se pode desenvolver e praticar outras formas de experienciar a música.

Quem pode Participar?
Músicos e aqueles que acham que não o são, professores e educadores, terapeutas e animadores, profissionais e curiosos, etc e etc.

Quem orienta as sessões dos Ginásios Musicais?
Para começar é o BitOcas da Lud in que orienta as sessões, mas grupos de uma determinada zona são livres de promoverem encontros e de utilizarem os conteúdos das sessões.

Os Ginásios Musicais são todos diferentes?
Exatamente. Cada Ginásio Musicais é no fundo um grupo informal de interessados que ajudo a reunir para desenvolver a prática do jogo musical, como tal variam conforme as condições locais, as atividade dos participantes e as necessidades dos mesmos, permitindo que em cada local se descubram práticas originais.

Como funciona a calendarização/marcação de cada encontro/sessão?
Os encontros podem ser calendarizados um a um ou em temporadas de sessões regulares com o mesmo calendário.

1º passo - Definição da oficina pretendida, provisoriamente definem-se conteúdos, formato (calendário) e locais possíveis para a sua realização, condições de alojamento e alimentação, o que for necessário.

2º passo - Pré inscrição
    cruzamento de disponibilidades
    Reavaliação dos conteúdos procurados e características do encontro (duração, nº de participantes, custos, local, etc
   
3º passo - Calendário - data fixa - efetivar inscrição dos pré inscritos e divulgar para mais inscritos

4ª passo - Realização do laboratório

5º passo - Arquivo - Conteúdos disponíveis on line


Que conteúdos práticos posso encontrar num Ginásio Musical?
São vários os módulos disponíveis:
Cada laboratório pode conter um só modulo ou vários de forma articulada.
Miixer 3.0 - Novas Tecnologias áudio sem eletrónica
Viagem ao centro do Som - Organologia imediata - Construção de instrumentos musicais criativos para serem tocados com jogos
Estratégia Musical - Povoarti e os jogos performativos - o imaginário antropológico - o lúdico e a musica interativa
Fábrica de Jogos - Criação de jogos - prototipagem
Mestre Jogo - Boas práticas para futuros dinamizadores de jogos performativos ou GameJokeys (GJ)

Qual o formatos de calendário pode ter cada Ginásio Musical?
É variável de local para local, pode ser semanal, mensal ou ocasionalmente. Tem normalmente a duração de 3h quando mensal.

Quem programa e produz os encontros dos Ginásios Musicais?
Estes encontros são programados em estreita ligação entre a Lud in (Bitocas Fernandes) e os interessados. É sempre mais fácil e útil para a futura autonomia do Ginásio. Encontrar-se uma pessoa ou associação que localmente possa facilitar a programação (encontrar espaço, divulgar o encontro/sessão, criar condições, enquadrar na sua programação, etc). Em último caso assume a Lud in sozinha a programação.

Quanto custa participar num Ginásio Musical?
Por medida, para promover a liberdade de interesses e a participação tanto de profissionais como curiosos. Portanto pode funcionar por donativo livre a partir de um valor minimo. Esse valor mínimo (normalmente acessível a qualquer pessoa) resulta do cruzamento da sondagem feita aos interessados, tendo em conta a duração, valor atribuído por cada interessado, o número de participantes e custos com despesas de deslocação.

Em que tipo de locais se podem realizar os Ginásios Musicais?
É muito adaptável e depende dos conteúdos (módulos). Aconcelha-se no entanto o interior sempre que se necessite de silencio, privacidade, concentração. Desaconselham-se espaços com muita ressonância acústica.
Ter também em conta:
-Dimensão ajustada ao numero de participantes no Laboratório
-Se sossegado e acolhedor pode ser realizado no exterior
-Se possível ter uma cadeira por participante

1 comentário:

jm disse...

C u y a !